Home Destaque Justiça anula eleição de Fernando Nunes para mais um mandato de presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Icó

Justiça anula eleição de Fernando Nunes para mais um mandato de presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Icó

0
Justiça anula eleição de Fernando Nunes para mais um mandato de presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Icó

Para a Justiça Eleitoral, Fernando está no 4º mandato consecutivo; ele nega e diz que irá recorrer

Em ação civil pública (ACP) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e julgada pela 1ª Vara Cível da Comarca de Icó, foi anulada a eleição de Fernando Nunes (PDT), que pleiteava mais um mandato para a presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Icó. O novo mandato Fernando, que irmão do ex-deputado estadual Neto Nunes e consequentemente cunhado da prefeita Laís Nunes (PT), seria o 4º consecutivamente, fato este que é vetado por decisão do Supremo Tribunal Federal, além da Lei Orgânica do Município, que determinam o limite de uma reeleição, após o exercício de um mandato de dois anos na presidência da Câmara.

A decisão judicial determina nova eleição no prazo de 60 dias e cabe recurso. Porém, Fernando Nunes já anunciou que irá recorrer sem deixar o cargo. Juntamente com seu vice, Iatagã Matias de Lima o político está no cargo desde 2017, toralizando três reeleições após o mandato inicial. O exercício atual do cargo terminaria em dezembro deste ano, se não fosse interrompido.

Em entrevista ao Jornal O Povo, Nunes disse que irá recorrer da decisão e não deixará o cargo, por ora, dentro do prazo de 60 dias. Segundo ele, não há irregularidades na reeleição, já que só poderiam ser consideradas reconduções após 2021, quando houve a determinação do Supremo. “Depois desta data só houve uma reeleição nossa”, alegou, sem citar a Lei Orgânica.

Já o vice-prefeito Iatagã disse não ter conhecimento da decisão até o momento. “Estou acompanhando um maquinário em um distrito. Amanhã estarei na Câmara normalmente. Ainda não fui notificado, mas é aquilo: lei não se discute, se cumpre.”

Além deles, integram a mesa diretora de Icó os parlamentares Eduarda Dantas e Kailton da Sucam, respectivamente 1ª e 2º secretários. A decisão, apesar de também afastá-los, não cita irregularidades de nenhum dos dois.

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/

Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

Compartilhe esse artigo


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here