Último líder soviético, Mikhail Gorbachev. Foto; RS.

Ex-líder comunista, cujo governo foi associado ao fim da Guerra Fria e à perestroika, a reforma que levou à reabertura, lutava contra uma longa doença

Mikhail Gorbachev, último presidente da União Soviética antes da dissolução, morreu em Moscou nesta terça-feira, 30, aos 91 anos, de acordo com agências de notícias russas.

O ex-líder comunista, cujo governo foi associado ao fim da Guerra Fria e à perestroika, a reforma que levou à reabertura, lutava contra uma longa doença. Não foram dados mais detalhes.

“Mikhail Sergeevich Gorbachev morreu nesta noite após uma severa e prolongada doença”, afirmou o Hospital Central de Clínicas de Moscou, segundo a agência RIA. Ele será enterrado no cemitério Novodevichy, em Moscou, ao lado de sua esposa.

Embora tenha ficado no poder por menos de sete anos, Gorbachev forjou acordos de reduções de armas com os Estados Unidos, em meio aos temores de um possível confronto nuclear, e parcerias com potências ocidentais para remover a Cortina de Ferro que dividia a Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Ao se tornar secretário-geral do Partido Comunista Soviético, em 1985, ele tinha como missão revitalizar o sistema ao introduzir liberdades políticas e econômicas limitadas, mas suas reformas fugiram de seu controle. A “glasnost”, ligada à liberdade de expressão, permitiu críticas antes impensáveis ao partido e ao Estado, e impulsionou movimentos nacionalistas que pediam independência para repúblicas como Letônia, Lituânia e Estônia.

Quando movimentos pró-democracia varreram as nações do bloco soviético na Europa ocidental em 1989, ele se absteve do uso de força, diferentemente de antigos chefes do Kremlin que enviaram tanques para conter levantes na Hungria, em 1956, e na Checoslováquia, em 1968. Um quarto de século depois, em entrevista à Associated Press, ele disse que não considerou o uso de força para tentar manter unida a União Soviética porque temia caos em um Estado nuclear.

“O país estava repleto de armas. E seria empurrado imediatamente para uma guerra civil”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here