Foto; divulgação ASCOM

As ações, que acontecerão no decorrer do mês, serão realizadas na Clínica de Atendimentos Especializados de Caucaia (CAEC); Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha; Hospital Municipal Santa Terezinha; CEO; UPAS; CAPS (pacientes e familiares) e nos postos de saúde

Em alusão ao Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata, a Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensifica os serviços para a saúde do homem nos equipamentos municipais. As ações, que acontecerão no decorrer do mês, serão realizadas na Clínica de Atendimentos Especializados de Caucaia (CAEC); Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha; Hospital Municipal Santa Terezinha; CEO; UPAS; CAPS (pacientes e familiares) e nos postos de saúde.

Os serviços envolvem a promoção da atenção integral à saúde, prevenção, diagnóstico precoce e combate ao câncer de próstata do público masculino, além da sensibilização quanto à atenção integral à saúde. A programação contará também com palestras; oficinas; bate-papos; rodas de conversas; distribuição de panfletos educativos; serviços multiprofissionais (auriculoterapia, ventosaterapia e liberação miofascial); realização de corte de cabelo, unhas e barba; testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C;

Saiba mais

Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.

SINAIS E SINTOMAS

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  • Dificuldade de urinar;
  • Demora em começar e terminar de urinar;
  • Sangue na urina;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Serviço:
Novembro azul: Prefeitura de Caucaia intensifica ações de prevenção ao câncer de próstata
Locais, datas e ações:
CAPS infantil: 10,16 e 23/11 – palestras e rodas de conversas
CAPS Geral: 13/11 – rodas de conversas, palestras e exibição de filmes
CAPS Álcool e Droga: 06, 13, 14, 22 e 28 – bate-papos, bazar e serviços multiprofissionais (auriculoterapia, ventosaterapia e liberação miofascial)
UPAS Centro e Jurema: 20, 21, 22, 23 e 24/11 – palestras, exibição de filmes, distribuição de panfletos educativos
Hospital Maternidade Santa Terezinha: 20 a 23/11 – palestras
SAE: 07 e 10/11 – Roda de conversa
CAEC: 25/11 – mutirão de atendimentos (avaliação com utologista, exames de toque retal e PSA, serviços multiprofissionais (auriculoterapia, ventosaterapia e liberação miofascial; testes rápidos de HIV, Sífilis, hepatite B e C e palestras.
Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha: 07, 08, 09, 10, 13, 16 e 17/11 – palestras, avaliação médica para funcionários (homens), avaliação nutricional, ventosaterapia e ultrassom de próstata para funcionários do hospital.

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

Compartilhe esse artigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here