Apenas 40% das obras foram concluídas

O mercado público continua apenas nos sonhos dos moradores da região da Jurema. Desde 2011, a obra vem sido anunciada como uma forma de melhoria na qualidade de vida do cidadão e na relação entre consumidores e fornecedores, mas está parada devido a embargos judiciais entre a prefeitura e a empresa privada responsável pela construção.

A finalização do empreendimento ainda está longe de acontecer, já que foram feitas apenas 40% das obras. No projeto original, o mercado teria à disposição dos comerciantes 256 boxes, 56 lojas e 20 lanchonetes distribuídas em 4.912 m² de área construída. Porém desde a paralisação o que restou foram pichações, restos de materiais e o medo da violência. Segundo moradores, o local vem sido usado por usuários de drogas e até ponto de prostituição.

Quem frequenta a região acreditava que o mercado poderia ser de grande utilidade e facilitaria o cotidiano. Lailson Rocha é um dos moradores que esperam pelo funcionamento do mercado, mas está sem esperanças que isso ainda possa acontecer. “Essas obras já tão a tanto tempo paradas que já perdi foi a conta. Eu tô desiludido. Acho que esse mercado talvez nunca funcione, já que passaram esses anos todos sem poder fazer nada”, comentou ele.

A prefeitura tem tentado por meios judiciais reaver a obra que, atualmente, está nas mãos da SR Empreendimentos, empresa qual foi realizada a Parceria Público-Privada (PPP) para a construção do mercado. A ordem de serviço foi assinada em outubro de 2011 e a empresa também estava responsável por fazer a reforma de um outro mercado, o Mercado Municipal Juaci Sampaio Fontes, localizado no centro de Caucaia. O valor do contrato foi de R$ 8.762.336,16, com duração de 20 anos, e a previsão de conclusão seriam de 330 dias contados a partir do início das obras.

Por Thomas Pacheco

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here