Foto; Divulgação ASCOM

As Unidades de Atenção Primária à Saúde/UAPS (postos de saúde) fazem parte da Atenção Primária à Saúde (APS), também conhecida como Atenção Básica, e são o primeiro contato que a população tem com os sistemas de saúde

A Secretaria de Saúde de Caucaia, divulgou o blanço do atendimento à população realizado nos Postos de Saúdeem 2023. DE acordo com os levantamentos, foram relaizados mais de 600 atendimentos na Rede Pública do município.

As Unidades de Atenção Primária à Saúde/UAPS (postos de saúde) fazem parte da Atenção Primária à Saúde (APS), também conhecida como Atenção Básica, e são o primeiro contato que a população tem com os sistemas de saúde. Desta forma, fazer uma gestão que age da melhor maneira para prevenir doenças e realizar um diagnóstico eficiente e precoce é prioridade da Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Camila Moreira, ressalta o trabalho da APS e dos colaboradores. “Este número só corrobora o compromisso, a agilidade e a responsabilidade desta gestão e de todos os colaboradores dos postos de saúde, que fazem tudo para providenciar um atendimento eficiente e acolhedor para todos os caucaienses”, afirma.

Para ter acesso aos serviços, basta procurar a unidade mais próxima a sua residência para fazer um cadastro e iniciar o processo de atendimento dos profissionais. Os 46 postos de saúde do município atendem de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 16h.

Para melhorar ainda mais o acesso à saúde, todo último sábado do mês, a Prefeitura de Caucaia abre oito postos de saúde para serviços médico, de enfermagem, multiprofissional e vacinação. Ao todo, já foram registrados quase 65 mil atendimentos.

Saiba mais

A Atenção Primária é a porta de entrada para os cuidados com a saúde. Por isso, no Brasil, fazem parte delas as UAPSs, a Equipe de Saúde da Família (ESF) e o Equipe Multiprofissional de Atenção Primária à Saúde (EMAPS), além dos agentes comunitários de saúde.

Já os demais níveis de atenção evoluem, de acordo com a complexidade de cada quadro. Por exemplo, a Atenção Secundária é voltada para o atendimento urgente, como o hospitalar e ambulatorial — compondo as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e o Serviço de Atendimento Móvel à Urgência (SAMU).

Por Carlos Kté Santos…

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

Compartilhe esse artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here