Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito afirma que, ‘de forma assustadora’, a cidade é considerada uma das mais perigosas nas estatística de crimes do estado

O prefeito da cidade de Itaitinga, Paulo Cesar Feitosa (PL), na Região Metropolitana de Fortaleza, afirmou na tarde deste sábado (3) que vai pedir, na próxima segunda-feira (5), apoio da Força Nacional em razão da insegurança e aumento de crimes na cidade. O prefeito afirma que, “de forma assustadora“, a cidade é considerada uma das principais na estatística de crimes do estado.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que diariamente as Polícias Civil e Militar do Ceará realizam ações de combate à criminalidade na cidade de Itaitinga.

Estarei, na segunda-feira, encaminhando um ofício ao presidente da República, ao Ministério da Justiça e ao governador do Estado pedindo colaboração dos dois entes federativos para ajudar Itaitinga nesse momento difícil da segurança pública. Nos últimos dias, manuseando as estatísticas, observei que a violência explodiu na cidade“, disse o prefeito em vídeo divulgado nas redes sociais.

O prefeito afirma que sabe das dificuldades na execução do trabalho em manter a ordem e a segurança da população por parte das forças estaduais de segurança, mas que não pode deixar de agir no momento, já que a quantidade de crimes na cidade, segundo ele, só aumenta.

“Essa situação não pode continuar e toda ajuda será bem vinda. Itaitinga, apesar de sediar a grande maioria da população carcerária do Estado, por absoluta falta de compreensão de alguns que permitiram esse adensamento na cidade, é uma cidade pacífica e, por isso mesmo, a população precisa de paz”, pontuou o prefeito.

Segurança na cidade

Conforme a SSPDS, a Polícia Militar realiza patrulhamento no município através de equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e da Força Tática (FT) do 25° Batalhão Policial Militar. Conforme a pasta, a área conta ainda com o reforço estratégico do policiamento especializado, através da presença do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) e do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque).

A SSPDS também informou que vai instalar na cidade um caminhão que contém 14 câmeras ligadas ao sistema de videomonitoramento.

“A SSPDS informa que está prevista, para a próxima segunda-feira (05), a instalação da Plataforma de Observação Elevada (POE), caminhão que contém 14 câmeras – em uma torre de 15 metros de altura – ligadas ao sistema de videomonitoramento da SSPDS, que servirá de Posto de Comando da PM. Cabe ressaltar que logo após a conclusão da construção de um prédio, por parte da Prefeitura Municipal de Itaitinga, será possível implantar uma base do CPRAIO na cidade”, diz a nota.

A Pasta também esclareceu que a Polícia Civil desenvolveu investigações que resultaram na desarticulação de grupos criminosos atuantes no município. A SSPDS cita como exemplo a prisão, em dezembro do ano passado, de uma mulher, que teria envolvimento em cerca de dez homicídios na cidade.

“A SSPDS esclarece que de janeiro a março de 2021, somente em Itaitinga, foram realizadas 54 prisões em flagrante de suspeitos de crimes. O número é 170% maior, se comparado ao mesmo período de 2020, quando foram capturadas 20 pessoas. O resultado é fruto de operações policiais para cumprimento de mandados judiciais e patrulhamentos ordinários para prevenção de crimes violentos contra a vida e o patrimônio”, finaliza a nota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here