Foto; Divulgação ASCOM

O projeto já preparou para encaminhamento às empresas mais de 1000 jovens

Acolhimento e oportunidade. Estas palavras definem o projeto Meu Primeiro Emprego, da Prefeitura de Caucaia. O município, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST) e do CIEE, oferece a primeira oportunidade profissional junto a empresas parceiras, além de cursos profissionalizantes de acordo com a vaga a ser preenchida. Na prática, o Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ) é o elo de ligação entre empresários e os jovens caucaienses.

O projeto já preparou para encaminhamento às empresas mais de 1000 jovens. Histórias de superação, como a da jovem Maria Almeida, aprendiz na área de TI da empresa Aeris Energy, localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. “Eu conheci o projeto através da minha escola. Assim que eu soube eu fui para o CATEQ realizar a minha inscrição. Os atendentes foram muito atenciosos, me ajudaram em todo o processo. Eu tava muito nervosa, nunca tinha feito entrevista, não conhecia o meio corporativo”, revela. “Mesmo depois que consegui a vaga, tive a ajuda do CATEQ no levantamento da documentação e outros detalhes”, continua.

Se os jovens têm o benefício da primeira oportunidade profissional, as empresas também ganham, com a absorção de uma mão de obra jovem, capacitada e que também pode ser moldada de acordo com as diretrizes de seus novos ambientes de trabalho. “Depois que eles são contratados, a gente acompanha os jovens mensalmente, com reuniões e treinamentos, além de um momento de escuta, e aqui na Aeris eles também desenvolvem um projeto de melhoria com a ajuda dos gestores. Caso eles não sejam efetivados, saem daqui profissionais capacitados para serem aproveitados por outras empresas. Lembrando que a nossa taxa de efetivação é bem alta, de 60% a 70%”, revela Bruna Alves, analista de RH na Aeris Energy.

“Esse projeto é muito importante. É uma parceria da Prefeitura de Caucaia com as empresas, através do CATEQ. Nós promovemos capacitação com cursos dentro do CATEQ, e assim eles podem chegar ao seu primeiro emprego”, revela Natécia Campos, secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho. “Me emociona ver os relatos de sucesso que nós temos com esse projeto. De relatos de jovens que tiveram a sua primeira oportunidade, que foram muito bem acolhidos dentro do CATEQ, e que chegaram ao primeiro emprego e muitas que já foram até mesmo efetivadas dentro das empresas parceiras”, finaliza.

As empresas Vitória, Aço Cearense, Temperos da Casa, Atacadão, Iandê, Compre Max, Rocca, Gerdau, Ecofor e Super Caucaia são algumas outras empresas parceiras do projeto. A meta da Prefeitura é encaminhar para o mercado de trabalho mais 400 jovens de 14 a 24 anos até o final deste ano. Para ter acesso ao projeto, basta comparecer ao CATEQ, na Rua 15 de novembro, 1478, centro de Caucaia, em frente ao Banco do Nordeste. Para mais informações, o telefone para contato é o (85) 9 9119 2989.

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

Compartilhe esse artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here