Créditos: Radu Bighian/istock

Os sintomas podem variar dependendo da localização, tamanho e tipo do tumor

Um tumor cerebral é uma massa anormal de tecido que se encontra dentro do cérebro. Estes tumores podem ser benignos (não cancerosos) ou malignos (cancerosos). Podem surgir no cérebro mesmo (tumores primários) o propagar-se de outras partes do corpo (tumores secundários o metastáticos).

Esta “degeneração” tumoral pode afetar qualquer parte do sistema nervoso central e isso leva ao desenvolvimento de várias formas tumorais.

Sinais oculares de tumor cerebral

Quanto aos sintomas dos tumores cerebrais, dependem sobretudo da localização e do tamanho da massa tumoral: como cada área do sistema nervoso central é responsável por uma função específica, será justamente aquela que será afetada com o desenvolvimento da doença.

Entre os sintomas incomuns de um tumor cerebral estão aqueles relacionados à visãocomo visão dupla, visão turva, perda de visão lateral. Ao notar esse sinais, é importante consultar um médico ou oftalmologista para investigar as causas.

Outros sintomas de tumor cerebral

  • Dor de cabeça incontrolável, nunca sentida antes desta forma e com esta frequência
  • Náusea
  • Vômitos
  • Problemas de equilíbrio e mobilidade
  • Problemas de linguagem
  • Confusão
  • Crises neurológicas

Tipos de tumor cerebral

Glioma: representa a forma mais frequente de tumor cerebral (40% dos casos) e tem origem numa degeneração das células gliais, que têm a função de produzir mielina (substância que reveste os nervos e permite a transmissão dos impulsos nervosos). Na maioria dos casos, são tumores que se desenvolvem lentamente e, portanto, podem ser tratados com boas chances de sucesso.

Meduloblastoma: é um tumor maligno típico da infância e adolescência: tem origem no cerebelo, mas tem capacidade de migrar rapidamente para outras regiões do cérebro.

Meningioma: como o nome sugere, esse tipo de tumor tem origem nas meninges, ou seja, nas membranas que envolvem e protegem o cérebro. O diagnóstico, neste caso, muitas vezes ocorre por acaso se exames como tomografia computadorizada ou ressonância magnética forem realizados por outros motivos (por exemplo, traumas ou acidentes) que mostram a presença de pequenas manchas ao nível das meninges. Quase sempre são tumores benignos de crescimento muito lento, comuns em pessoas idosas (especialmente em mulheres).

Linfoma primário: é um tumor que deriva de linfócitos mas que, ao contrário dos linfomas sistémicos, limita o seu desenvolvimento ao sistema nervoso central. Esta é uma forma de tumor particularmente maligna e agressiva, que afeta principalmente indivíduos imunossuprimidos.

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here