Proposta é mandato de 8 anos para ministros do STF, sem recondução

A senadora Tereza Cristina (MS), líder do PP no Senado, foi designada relatora da PEC (Proposta de Emenda à Constituição), na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que fixa mandato de 8 anos para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), sem possibilidade de recondução. A senadora foi designada pelo presidente do colegiado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

A proposta é uma das prioridades do Senado neste ano, de acordo com declarações do próprio presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ele assumiu o compromisso solene de fazer tramitar e votar a PEC em 2024.

De autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM), o texto estabelece também que o presidente da República terá o prazo de 30 dias para indicar um ministro a partir do dia da aposentadoria do magistrado que estiver deixando a Corte. 

O que deve alongar o debate é o tamanho do mandato para ministros do STF. As propostas variam de 8 a 10 anos.

Há um outro fator que pode fazer a proposta andar no Senado, mas não ser concluída no Congresso. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é reticente quanto a mandato para ministros do STF.

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

Compartilhe esse artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here