Com o afastamento de Natécia Campos, assumiu Mersinho Gonçalves

A Sessão da Câmara Municipal de Caucaia desta terça-feira, 03, foi cercada de expectativas por parte da classe política do município. Isso em função do afastamento da presidente da casa, Natécia Campos e a ascensão de Mersinho Gonçalves à presidência da casa legislativa caucaiense.

Natécia afastada

Na última quinta-feira (29), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) expediu recomendação pelo afastamento de Natécia Campos tanto do cargo presidente da casa, bem como a suspensão de seu mandato de vereadora por um período de 180 dias.

O parecer é assinado pela promotora Margarida de Carvalho Barbosa, da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caucaia, em face de ação de improbidade administrativa movida pelo Partido Social Liberal contra a parlamentar.

O PSL alega que Natécia Campos cometeu ilegalidades ao dar posse por duas vezes a Francisco Helber Vieira, ( a primeira posse na vaga do vereador Evandro Maracujá (PL) e, a segunda posse na vaga de Mickauê Franklin, também do PL. A fundamentação do Ministério Público é que o Suplente Hélber Vieira, não fora diplomado pela Justiça Eleitoral por ter tido as contas de campanha desaprovadas.

No despacho, a promotora afirma que “as provas são notórias e cristalinas, capazes de demonstrar indícios fundados de prática de ato de improbidade administrativa”.

Mersinho: momento de cautela

Ao ser empossado como presidente do legislativo da cidade, Mersinho fez questão de frisar que: ” não fui eleito vice-presidente da casa para tornar-me presidente“. ” É momento de cautela, pois a colega Natécia Campos tem todo o direito de tentar reverter a situação. E nessas questões judiciais não me meto. 

Ao final da sessão Mersinho concedeu entrevista ao repórter Kté Santos e afirmou que os trabalhos legislativos não sofrerão alterações. E que os Projetos em andamento na casa seguirão o mesmo ritmo normal, para que a população não venha a sair prejudicada em função de problemas extra-pauta.

Manifestações

Alguns parlamentares emitiram suas opiniões sobre os fatos que levaram ao afastamento da presidente Natécia Campos.

Mickauê Franklin

Vereador Mickauê Franklin entende que há perseguição política.

O Vereador Mickauê Franklin (PL), em entrevista a Kté Santos,  afirmou que não há justificativa para o afastamento de Natécia Campos, pois segundo o mesmo a posse de Hélber Vieira, foi realizada obedecendo todos os trâmites legais e, que o motivo é meramente perseguição política. Uma vez que está marcada a eleição da nova Mesa Diretora da casa para o próximo dia 26 e, Natécia é candidata à reeleição. Para Mickauê, tudo não passa de “manobra” para tirar Natécia da disputa.

Emília Pessoa

Na mesma linha de defesa de Mickauê, a vereadora Emília Pessoa também se manifestou.

Vereadora Emilia Pessoa afirma que Natécia provará sua inocência

Lamento que o Ministério Público tenha tomado esta atitude, que ao meu ver foi muito precipitada. Pois há muitas irregularidades a serem averiguadas em outros setores de nossa política e o MP não se pronuncia. E quando se pronuncia sempre dá o caso por encerrado, normalmente engavetando coisas que mereceriam ser averiguadas a fundo. Porém tenho a certeza da boa índole e da inocência de Natécia e, ela em breve estará retomando seu mandato, bem como sua função de presidente da Câmara“. Comentou.

Eneas Goes

Ao se pronunciar sobre o afastamento de Natécia, o vereador Eneas Goes, afirmou que: ”

Vereador Eneas Goes nega que haja qualquer tipo de perseguição no caso.

É  uma decisão judicial e não cabe a mim questionar. Mas pelo pouco que conheço, a decisão foi correta. Cabe a ela se defender. Vamos esperar os trâmites. Isso é muito ruim para a imagem do nosso legislativo. Ficam falando que é intriga política mas não é. Tudo está nos autos do processo e a verdade virá”.

 

Amarílio Melo

Na mesma linha de defesa de Natécia se pronunciou o Coronel da Reserva da Polícia Militar, Amarílio Melo.

Cel. Amarílio declara seu apoio a Natécia Campos.

O que está havendo com a querida Natécia, é a mais pura e cristalina perseguição política. E nós cidadãos de bem dessa cidade não podemos deixar que isso continue a ocorrer. Não estamos mais na época da pedra lascada. As instituições haverão de entender e respeitar os direitos de quem tem direito. Conheço a Natécia e lhe empresto aqui meu apoio e solidariedade. Ela vai provar para esta turma que não ama Caucaia que a verdade prevalecerá e reassumirá suas funções no parlamento caucaiense“. Concluiu.

Ainda durante a entrevista ao repórter Kté Santos,  Amarílio afirmou que está se articulando para em 2020 ser candidato a prefeito de Caucaia e, que tem projetos que mudarão a vida dos caucaienses.

Questionado sobre a posse do suplente imediato de Natécia, José Diogo Gomes (Dioguinho), o novo presidente entendeu que deve consultar o corpo jurídico da casa para emitir ou não a convocação do mesmo.

O  afastamento de Natécia Campos de acordo com o MPCE, será de 180 dias. A reportagem tentou entrar em contato tanto com  a mesma e, também com sua defesa porém, não conseguiu um posicionamento sobre as ações de sua defesa . Porém o advogado Fabrício Campos, irmão da parlamentar, informou via celular que a ação do MP, foi descabida e esdrúxula e, que a defesa já está sendo feita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here