Os ovos das aves contêm tudo o que o passarinho precisa, exceto oxigênio. Então, como exatamente o ovo “respira”? Entenda a seguir

Bebês humanos e animais que se desenvolvem dentro do útero materno podem extrair oxigênio e nutrição da mãe por meio do cordão umbilical.

Entretanto, para aqueles que eclodem de ovos, como os pássaros, o processo respiratório não pode ser tão simples, uma vez que a casca do ovo não tem buracos.

Continue lendo e entenda como as aves conseguem respirar nesse ambiente.

Como os pássaros respiram dentro dos ovos?

A natureza moldou o ovo de forma inteligente para proteger a ave que está sendo gerada ali dentro e suprir suas necessidades.

Quando uma galinha põe um ovo, por exemplo, ele fica mais quente que o ambiente ao redor.

À medida que esfria, o material da casca se afasta ligeiramente das membranas internas, criando um saco de ar com oxigênio.

Este oxigênio é absorvido e o dióxido de carbono é expelido através dos poros da casca, facilitando a respiração do embrião.

Além disso, esses poros permitem a troca de nutrientes, como água, para o desenvolvimento saudável do pintinho.

Como é o sistema respiratório dos pássaros?

As aves têm um jeito único e super eficiente de respirar. Diferentemente dos mamíferos, elas não usam um diafragma para encher e esvaziar os pulmões.

Em vez disso, têm sacos aéreos que funcionam como um fole, movimentando o ar pelo sistema respiratório. As aves possuem nove desses sacos, com quatro deles conectados diretamente aos pulmões.

Quando respiram, o ar fresco vai para os sacos posteriores e, ao expirar, ele passa pelos sacos anteriores. Isso permite que o oxigênio chegue eficientemente aos tecidos.

Outra característica interessante é que o ar não vai só para os pulmões, mas também passa por vários dutos e cavidades.

Alguns desses dutos são rígidos e rodeados por ossos, o que ajuda a manter a estrutura durante o voo. Eles também têm bolsas de ar pequenas chamadas sáculos.

Toda essa estrutura permite que as aves tenham um fluxo constante de ar fresco, mesmo durante o voo. Isso é muito importante para o seu metabolismo acelerado e a grande necessidade de oxigênio.

E é por causa desse sistema respiratório extremamente funcional que as aves conseguem voar em altitudes elevadas e fazer migrações longas sem problema.

Estudo revela que crocodilos e pássaros respiram da mesma maneira

Cientistas da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, descobriram que jacarés e pássaros respiram da mesma maneira.

O estudo, publicado na revista Science, mostra que em ambas as espécies o ar flui em apenas uma direção ao passar pelos pulmões.

Segundo os pesquisadores, esse método de respiração poderia ter ajudado os ancestrais dos dinossauros a dominar a Terra após a extinção em massa do planeta, ocorrida há 251 milhões de anos.

A extinção Permiano-Triássico destruiu 70% da vida terrestre e 96% da vida marinha.

Nos 20 milhões de anos seguintes, os arcossauros (lagartos dominantes) tornaram-se os animais terrestres dominantes no planeta.

Antes da extinção, os sinapsídeos (répteis semelhantes a mamíferos) eram os maiores animais terrestres.

Os arcossauros evoluíram em dois ramos principais: os crocodilia, ou ancestrais dos crocodilos e jacarés, e um ramo que produziu os pterossauros voadores (dinossauros) e, finalmente, os pássaros.

Após uma série de exames realizados em um crocodilo de 1,21 metros de comprimento e 10,91 kg de peso, Colleen Farmer, bióloga da Universidade de Utah, e o radiologista Kent Sanders demonstraram que a respiração dos crocodilos também é, como a dos pássaros, unidirecional.

Isso sugere que a habilidade se desenvolveu nos arcossauros, antes da separação de ambos os ramos.

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

Compartilhe esse artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here