Membros da CPI e populares na segunda reunião, no Plenário da Câmara Municipal. (Foto: Kté Santos)

Dos 8 vereadores membros da Comissão, só 4 estiveram presentes

Sob a presidência da vereadora Emilia Pessoa, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga atos da Gestão Municipal, realizou sua 2ª. reunião na manhã desta segunda-feira, 21, no plenário da Câmara Municipal de Caucaia.

Ao abrir os trabalhosàs 9:00h, a presidente, anunciou a inclusão dos dois novos membros da Comissão. Os vereadores Fábio Herlândio e Priscila Menezes. Priscila entrou na vaga de Mickauê Franklin, após ingressar na justiça pleiteando a vaga. Já Fábio Herlândio assumiu uma nova vaga ampliando o número inicial de 7 para 8 membros. Outros 2 parlamentares também ingressaram com mandados judiciais pleiteando sua participação. João Dalmácio e Mersinho Gonçalves.

No caso de João  Dalmácio, a justiça já negou seu recurso. No entanto, Mersinho Gonçalves, ainda não ainda não teve seu pleito julgado. Porém o próprio parlamentar já adiantou que mesmo sendo atendido pela justiça, ainda não sabe se participará dos trabalhos investigativos.

Documentos

Material enviado pela Gestão Municipal para ser examinado pela CPI

Durante a reunião foram apresentadas pela presidente dos trabalhos, Emilia Pessoa, algumas  caixas e um saco plástico, enviados pela Gestão Municipal, contendo os documentos requeridos pela CPI. Segundo  Emilia Pessoa, o material primeiramente será catalogado e só então será disponibilizado para que possa  ser examinado pelos membros da Comissão Processante. No entanto, Emilia não estipulou prazo para que os documentos estejam liberados para os exames . Porém, espera que o mais rápido possível isso ocorra e se iniciem de fato as investigações, -objetos da CPI.

Número reduzido

Um fato chamou a atenção dos presentes ao plenário da Câmara Municipal, – local da reunião; O baixo número de vereadores presentes. Apenas 05 compareceram para participarem dos trabalhos: Emilia (presidente), Jorge Luiz (relator), Evandro Maracujá (membro) e Fábio Herlândio (membro).

Mickauê Frankilim apesar de estar presente, fora destituído para dar lugar a Priscila Menezes. Já Mersinho Gonçalves também se fez  presente, mesmo sem ter tido seu pleito julgado pela Justiça. As vereadoras Germana Sales e Priscila Menezes,  não compareceram por motivos de saúde. Germana está enferma. Já Priscila, -segundo o vereador Fábio Herlândio estava com seu filho também enfermo.

Após o encerramento da reunião que durou cerca de 45 minutos, outros parlamentares compareceram ao plenário. Foram eles: Neto do Planalto, Eneas Goes e Priscila Menezes.

Clima ameno

A reunião desta segunda-feira, – ao contrário da primeira, foi marcada pelo clima de cordialidade entre os parlamentares. Apenas Mickauê Frankiln e Fábio Herlândio elevaram o tom das discussões, -trocaram algumas acusações, porém, dentro de um clima bem abaixo do registrado na reunião anterior, onde os vereadores Eneas Goes e Jorge  Luiz quase foram às vias de fato, sendo necessário a presidente dos trabalhos, Emilia Pessoa, encerrar a reunião mais cedo, para que não houvesse maiores consequências entre os beligerantes.

A CPI ora instalada, é a primeira na história da vida política de Caucaia, sendo portanto uma “novidade” no cenário político do município e naturalmente cercada de muitas especulações e expectativas por parte da classe política e também da população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here