De origem indígena, ele já comandou o órgão durante o governo Temer. ‘Diário Oficial da União’ também publicou exoneração de diretora de Proteção Territorial da fundação.

O general do Exército Franklimberg Ribeiro de Freitas foi nomeado presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), segundo edição extra do “Diário Oficial da União” publicada nesta quarta-feira (16).

Ele foi escolhido para o cargo pela ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, que ficou responsável pelo órgão quando o governo Jair Bolsonaro decidiu tirar a fundação das atribuições do Ministério da Justiça.

Franklimberg de Freitas já ocupou a presidência da Funai no governo do ex-presidente Michel Temer – entre maio de 2017 e abril de 2018. Ele pediu demissão após pressão da bancada ruralista junto ao Palácio do Planalto.

Quando o nome do general ainda era cotado para o cargo, assessores de Damares afirmaram que, por ter origem indígena, Franklimberg teria o apoio de setores indígenas para comandar a fundação.

Segundo informações da Funai, Freitas já atuou na coordenação do parecer sobre projeto de lei que regulamenta o Estatuto dos Povos Indígenas e em ações contra a presença de madeireiros, garimpeiros e traficantes de drogas em terras indígenas. Ele também foi assessor parlamentar e de relações institucionais do Comando Militar da Amazônia (CMA).

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here