As atividades foram retomadas após recesso de dois meses

O terceiro ano legislativo da Câmara dos Vereadores de Caucaia começou com o debate de temas já conhecidos, com direito a bate-boca entre vereadores. Os parlamentares voltaram as atividades normais na manhã desta terça-feira, dia 5, durante a primeira sessão ordinária do ano e teve participação intensa da comunidade.

Confira alguns destaques da sessão:

Caso Ingeti: Vereador Mickauê requere divulgação de todos os dados referentes a Ingeti

O vereador Mickauê subiu ao palanque da Câmara de Vereadores de Caucaia para fazer um apelo a situação “infeliz” do Instituto Nacional de Gestão, Educação, Tecnologia e Inovação, a conhecida Ingeti. De acordo com o vereador, o caso chegou a um ponto “absurdo” e oficializou junto com a Comissão de Educação da Câmara, o requerimento que pede a divulgação de todos os dados referentes aos custos que a empresa gera para o Executivo para que providências possam ser tomadas.

Esta não é a primeira vez que o assunto é tratado em sessões na Câmara. Mickauê lembrou que em 2018, o procurador que responde pelo instituto foi a casa legislativa para garantir a resolução de todos os problemas que cercam a atuação do instituto no município. Desde que foi autorizado pela Câmara, através de um projeto da prefeitura, a Ingeti tem sido alvo de diversas reclamações de atrasos de pagamentos, demissões sem justificativa, dentre outras acusações.

Vereadora Emília Pessoa faz apelo para Caucaia sediar projeto de segurança pública

Recém-chegada de Brasília para um encontro com aliados, a vereadora Emília Pessoa comemorou ações que vislumbram o combate anticrime dado pelo Governo Federal, uma delas anunciada em primeira-mão pela vereadora. Trata-se de um projeto-piloto de segurança pública do governo federal a ser implantado em cinco cidades do Brasil e que o Ceará será contemplado.

A vereadora aproveitou para deixar como pedido para que Caucaia fosse a cidade escolhida para o projeto. “Se metade dessas indicações escritas pelo secretário de Segurança Pública, General Teophilo, estivessem vigentes no estado do Ceará, nós não estaríamos tão abalados com tantos atentados”, comenta a vereadora.

O município de Caucaia sofreu, assim como outras regiões do Ceará, com os constantes ataques a órgãos e patrimônios públicos que vem acontecendo desde janeiro deste ano. A cidade sofreu com atentados a uma agência bancária, localizada em frente a Câmara, creches e ficou com a frota de transporte público reduzido durante o período crítico.

Vereadores derrubam vetos do Executivo para o Plano Diretor Participativo

Ainda no final da manhã, a presidente da casa, Natécia Campos, convocou uma sessão extraordinária para compor votação para derrubar seis vetos do Executivo ao Plano Diretor Participativo – PDP, aprovado pela câmara em novembro de 2018. Por unanimidade, os seis vetos foram derrubados. Alguns vereadores se retiraram no momento da votação e não participaram. Entre eles estão Fernando do Picuí, Germana Sales, Priscilla Menezes, Enéas Gois e Fábio Herlândio, líder do governo na câmara.

Por Thomas Pacheco

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here