Com o impacto, o motor perdeu potência e foi necessário abortar a decolagem.

O jato, de matrícula PT-RMB, teve um dos seus motores atingido por pássaros durante o procedimento de decolagem na noite de ontem. Com o impacto, o motor perdeu potência e foi necessário abortar a decolagem.

No entanto, o bimotor não conseguiu parar e acabou ultrapassando o limite da pista, vindo a parar num matagal próximo da cabeceira. Segundo informações, nenhuma pessoa ficou ferida e a aeronave não teve grandes danos – apenas os pássaros que, infelizmente, dormem num lugar melhor agora.

O jato é um Citation VII fabricado pela Cessna, e pelas informações da ANAC pertence à Igreja Apostólica Plenitude do Trono de Deus, e consta apenas a restrição para voos internacionais devido a arresto. A aeronave foi começou a voar no ano 2000, sendo, portanto, uma das últimas a serem fabricadas.

Visão geral da aeronave

O Cessna Citation VII faz parte da série Citation 650, que incluiu um total de quatro tipos de aeronaves (Citation III, IV, VI e VII). Uma das maiores características diferenciadoras do Citation VII foram os motores aprimorados, que permitiram maior capacidade de altitude do que o Citation III, seu antecessor.

A série 650 foi a segunda de seis “famílias” distintas de jatos comercializados pela Cessna Aircraft Company sob a marca Cessna Citation efoi fabricada entre 1992 e 2000. O Citation VII tem uma velocidade máxima de 480 nós. Os motores Garrett TFE731-4R aprimorados permitiram à aeronave operar em aeródromos de altitude mais alta durante o tempo mais quente. O primeiro voo do VII ocorreu em fevereiro de 1991 e, quando a produção terminou nove anos depois, 119 aeronaves foram construídas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here