_93544797_peggySerá que Peggy finalmente irá aparecer para o mundo?

ecovegaCientistas que estudam o esplendor dos anéis de Saturno esperam ter em breve uma foto de um objeto que eles sabem estar ali, mas não conseguem vê-lo.

A minilua, chamada de Peggy em homenagem à sogra do pesquisador londrino Carl Murray, foi descoberta em 2013. Os efeitos sobre partículas de gelo e poeira ao redor dela foram observados desde então.

No entanto, nenhuma imagem que mostre a forma de Peggy chegou a ser obtida, e agora há pouco tempo para fazê-lo.

A missão da espaçonave Cassini, enviada pela Nasa a Saturno – como parte de uma missão conjunta da Nasa, da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial Italiana – está chegando ao fim. Em setembro, a sonda será destruída na atmosfera do enorme planeta e o então constante fluxo de fotos e dados dos últimos 13 anos terá um fim abrupto.

Carl Murray e sua equipe da Universidade de Queen Mary, em Londres, sabem que eles têm apenas alguns meses para conseguir uma imagem definitiva de Peggy.

Felizmente, a nave Cassini passará o tempo que lhe resta sobrevoando próxima ao planeta e ao local da minilua no chamado “anel A”.

É a melhor chance de finalmente ver como é Peggy.

Pela curiosidade em torno do “pequeno” objeto, é provável que a sonda seja ordenada a tirar uma última foto pouco antes da grande explosão.

“Peggy é um objeto tão interessante para pessoas que trabalham na missão e até para o público – ela capturou sua imaginação. É como uma velha amiga para nós, como quando antes de se despedir você quer tirar uma foto. Peggy será uma das últimas missões de Cassini”, disse Murray à BBC.

Com BBC Brail..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here