Curso de Bovinocultura do Leite em Caucaia. ( Foto: Divulgação ASCOM)

O curso é uma ação direta do Programa de Capacitação Para o Desenvolvimento Rural do município

A Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-CE), formaram novos alunos do município no curso de Bovinocultura do Leite: manejo sanitário.

A capacitação da turma aconteceu na Fazenda Bom Jesus, na CE 085, Km 09, no bairro Bom Jesus, entre os dias 16 a 18 deste mês de novembro. O titular da SDR, Sebastião Conrado destaca que a formação dos integrantes contou principalmente com a prática do dia a dia. “Tivemos um curso que, além de muito didático apresentou várias práticas e demonstrações do dia a dia da lida com os bovinos. Nosso compromisso é o de prover junto às diversas entidades e órgãos envolvidos com o setor rural uma parceria para realizar capacitação de pequenos e médios produtores rurais interessados no melhoramento e regularização de produtos agropecuários” disse Conrado.

O curso é uma ação direta do Programa de Capacitação Para o Desenvolvimento Rural do município e teve a orientação do instrutor, José Carlos, capacitado pelo SENAR e com a participação direta de 15 pequenos e médios produtores. “Os alunos aprenderam praticando vários procedimentos como imobilização, contenção dos bovinos, vias de aplicação de medicamentos endovenosos e subcutânea, intramuscular e intra-ruminal bem como mochação mecânica em bezerros, técnicas de higienização para ordenha e testes de comprovação de doenças” reforçou o instrutor.

Programa de Capacitação para o Desenvolvimento Rural

Cursos Realizados

  • Inseminação artificial em bovinos
  • Doma racional
  • Bovinocultura de Leite (manejo sanitário)

Cursos programados

  • Equideocultura (casqueamento) – 24h –(30/novembro a 2/dezembro/2021).
  • Operação e manutenção de tratores agrícolas 48h – (6 a 11de dezembro/2021).
  • Avicultura básica – 32h – (14 a 17 de dezembro/2021)

Com informações da ASCOM, via jornalista Alex Rafael

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here