A NASA enviou a sonda Mariner 2, em 1962, para estudar Vênus. Imagem: NASA/JPL

Mariner 2 foi a primeira espaçonave da história a sobrevoar outro planeta que não fosse a Terra

Em 14 de dezembro de 1962, uma espaçonave da NASA chamada Mariner 2 passou por Vênus, sendo a primeira vez na história que uma sonda espacial robótica sobrevoou outro planeta. 

Com a manobra, que durou 42 minutos, o equipamento teve a oportunidade de observar aquele que, atualmente, é considerado pelos cientistas o “gêmeo infernal” da Terra.

Os dados da Mariner 2 mostraram que até mesmo o lado noturno de Vênus era escaldante, com temperaturas de superfície que chegam a 216 graus Celsius, segundo um comunicado da agência.

Já era de conhecimento a rotação superlenta de Vênus (um único dia naquele planeta dura cerca de 243 dias terrestres), mas esperavam que os lados diurno e noturno apresentassem uma diferença de temperatura muito maior do que a espaçonave detectou.

Na época, um porta-voz da NASA revelou ao jornal The New York Times que os dados da sonda Mariner 2 revelaram “um mundo quente, brilhante e coberto por nuvens finas, escuras e frias”.

Mariner 2 decolou apenas um mês após o lançamento fracassado da missão Mariner 1, ocorrido em julho de 1962, que resultou em uma explosão em menos de cinco minutos após o disparo, devido a um propulsor fora de curso.

Apesar de alguns “tropeços” ao longo do caminho, a sonda Mariner 2 cumpriu com sucesso sua jornada de três meses e meio até Vênus. Essa viagem permitiu que a espaçonave confirmasse a existência do vento solar – o fluxo constante de partículas carregadas que fluem do Sol. O equipamento até observou uma grande erupção solar na ocasião.

Mariner 2 usou seus sete instrumentos para não apenas medir a temperatura dos dois lados de Vênus, como também detectou a espessa camada de nuvens em sua atmosfera média – que agora os cientistas sabem que são constituídas principalmente de ácido sulfúrico.

Embora a missão tenha feito o primeiro sobrevoo planetário, não foi a primeira espaçonave a passar por outro objeto em nosso Sistema Solar. Esse crédito, de acordo com o site Space.com, fica com a missão Luna 1, da então União Soviética, que passou pela Lua em 1959.

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/

Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here