Aprenda como lidar com seu orçamento antes de comprar a casa própria

Quando se pensa em casa para comprar em Fortaleza, a regra geral que se escuta por aí é que não se deve adquirir um imóvel mais caro do que você pode comprar. Mas o que pode ser considerado como “comprável” em termos de orçamento vai depender muito do perfil financeiro do comprador em questão. Em outras palavras, enquanto 100 mil reais em um
imóvel é um valor elevado para muitos, para outros pode representar um valor bem em conta.


Contudo, para descobrir o que é considerado financeiramente aceitável não vai depender apenas do valor do imóvel em si. De fato, a aquisição de um imóvel demanda o pagamento de uma série de taxas e coisas do gênero, o que encarecerá o valor das parcelas.Sendo assim, vale a pena se planejar e fazer cálculos para saber o que caberá ou não no seu orçamento.


A regra dos 25% pode ajudar você a começar


Uma das maneiras mais fáceis de calcular o orçamento de compra de uma casa é a regra dos 25%, que determina que as parcelas do financiamento não devem ultrapassar 25% da sua renda bruta a cada mês. Algumas instituições financeiras podem ser mais generosas e permitir
que as parcelas comprometam um pouco mais da renda mensal.
Mas não se esqueça de que se você tiver outras dívidas, deve considerá-las adicionalmente ao pagamento do financiamento para determinar quanto realmente você pode pagar.

Os credores do financiamento observam a relação dívida / renda de um solicitante em potencial ao determinar se eles vão emprestar dinheiro. Ou seja, eles vão observar o quanto você ganha de rendimentos e quais são os seus gastos. Feito isso, eles vão ver se a soma dessas despesas dá mais ou menos do que 25 a 30% da sua renda. Se estiver além, dificilmente eles aprovarão o financiamento.
Despesas de casa própria além do financiamento


Ser pré-aprovado para um financiamento imobiliário é um primeiro passo importante no processo de compra de uma casa, mas é apenas uma consideração. Um financiamento não é a única despesa recorrente: a casa própria vem com muitos outros custos contínuos, que os compradores precisam antecipar.
Isso inclui seguro do proprietário, impostos, reparos e custos de manutenção. A manutenção por si só pode aumentar: o gramado precisa ser cortado, a neve deve ser removida com uma pá e as folhas raspadas. Os compradores também precisam considerar os impostos sobre a
propriedade.

Essas despesas podem aumentar muito seus gastos mensais, tornando cara na realidade uma casa que parecia acessível no papel. Portanto, você deve incluir todos esses custos, bem como outras despesas regulares, ao determinar quanto casa você pode pagar. Um pagamento de financiamento de R$1.500 por mês em um apartamento em Fortaleza pode ser palatável, mas acrescenta R$1.500 em despesas mensais e, de repente, suas obrigações dobraram.
Controle financeiro e contenção de gastos


É claro que a casa em si traz consigo uma série de custos envolvidos em sua compra e manutenção, mas existem outros gastos que uma pessoa ou família possui e que são necessários ser pensados na hora de se fazer o cálculo do orçamento.
Controle financeiro é crucial em todo esse processo, antes, durante e depois. É de suma relevância que você anote em um papel ou planilha no computador absolutamente todos os seus gastos, incluindo não apenas os custos de uma casa, como também alimentação, transporte, plano de saúde e assim por diante.
Feito isso, some também todos os rendimentos. Se possui outras fontes de renda que além o
salário em si, compute isso também. Depois faça as subtrações necessárias e veja o quanto sobra. É partindo desse valor que você determina, em termos práticos, se as despesas de compra de imóvel caberá no orçamento.


O adiantamento deve ditar a compra

Geralmente, os credores querem que os compradores de casas possam pagar pelo menos 20% do preço de compra em dinheiro. Isso porque a instituição financeira não vai bancar 100% do valor da casa. Com efeito, ela custeará no máximo 80%. Os outros 20% deverão ser dados como entrada.
Quanto você paga de financiamento dependerá do tamanho da casa, de sua pontuação de crédito e do potencial de valorização da propriedade, entre outras coisas. Quanto mais entrada, menos juros você pagará ao longo da vida do financiamento e menor será o pagamento mensal do financiamento.
Os compradores precisam poupar dinheiro também para todos os custos envolvidos no financiamento. Além disso, há igualmente as despesas com documentação para transferência do imóvel para o nome do novo dono e assim por diante. Tudo isso também precisa ser contabilizado.


Escolha uma propriedade que você possa administrar


Ao considerar a acessibilidade de uma casa, os compradores de primeira viagem precisam
considerar a condição e o tamanho da propriedade. Afinal, grande nem sempre é bom, especialmente se a manutenção da casa ultrapassa o orçamento.
Veja as contas de serviços públicos das propriedades que você está considerando – e peça a um especialista em construção que faça uma estimativa de quanto custaria consertá-las. Se você
está planejando fazer tudo sozinho, seja realista sobre o que você pode fazer, tanto em termos de conjunto de habilidades quanto de tempo.


Definindo as chances de realizar o sonho da casa própria


A casa própria ainda é o sonho de muitos brasileiros, mas pode rapidamente se transformar em um pesadelo se você calcular mal sua compra. Os compradores de imóveis em Fortaleza de
primeira viagem, em particular, têm muitos desejos, muitas vezes mais do que realmente podem atender. Eles devem se certificar de que a casa que compram é acessível, considerando mais do que apenas o pagamento mensal da hipoteca.
Sem alguns cálculos iniciais, eles podem ficar ricos em casa, mas sem dinheiro, levando a todos os tipos de dificuldades financeiras. Reserve um tempo para avaliar o custo de seu sonho antes
de assiná-lo.

Agora você sabe como conhecer a fundo os seus gastos, controlar o orçamento e se planejar para comprar a casa própria. Curta e compartilhe este post em suas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here