Estudantes de Robótica de Escola de Caucaia, em Brasília. ( Foto; Divulgação ASCOM)

A entidade é a única escola pública do Ceará na disputa nacional do Torneio Sesi de Robótica, FIRST LEGO League Challenge.

Um grupo de estudantes da EEIEF Tiradentes, escola municipal de Caucaia, desembarcaramem em Brasília nesta terça-feira (27), como a única escola pública do Ceará na disputa nacional do Torneio Sesi de Robótica, FIRST LEGO League Challenge. Na etapa estadual, que aconteceu em dezembro de 2023, em Juazeiro do Norte, a equipe Caustorms ganhou os prêmios de Equipe Vencedora do Design do Robô e Técnico Destaque. Na mesma competição, outra equipe caucaiense teve destaque. Os estudantes da EEIEF Danilo Dalmo alcançaram o 2º lugar no prêmio Projeto de Inovação.

O protótipo “Oficina de Palavras”, garantiu a vaga na etapa nacional dos estudantes da escola Tiradentes. Nele, o usuário responde um questionário e, com base nas respostas, a máquina indica um livro. Paulo Ricardo, estudantes do 9º ano e integrante da equipe Caustorms, está com grandes expectativas para a próxima etapa da competição: “A gente lutou muito, suou muito pra conseguir e conseguimos. Mesmo nos esforçando muito, foi uma surpresa. Demorou pra cair a ficha. A expectativa tá a mil pra melhorar ainda mais o projeto para etapa nacional, porque a gente quer ir representar Caucaia no mundial nos Estados Unidos”, disse.

“Tanto na etapa estadual quanto nesta nacional, a Secretaria de Educação (SME) está custeando a alimentação, a hospedagem e as passagens dos estudantes participantes. Para nós, é um motivo de orgulho e a prova de que não há limites quando o aluno se abre ao conhecimento”, disse Rafael Soares, Diretor do Núcleo de Ações Estratégias (NAE) da SME. Viajaram cinco estudantes da equipe Caustorm, a diretora da Escola, e dois técnicos da SME.

A competição nacional começa nesta quarta-feira (28) de fevereiro e segue até domingo (2), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. A programação reúne dois eventos: o Seminário Internacional SESI de educação e a etapa nacional classificatória para o mundial de robótica da FIRST, nos Estados Unidos. Competem mais de 2 mil estudantes de 9 a 19 anos de escolas da rede SESI e SENAI, públicas e privadas de todo o país.

Saiba mais

Os estudantes da rede municipal de Caucaia contam com o Projeto Fábrica de Robô, que possibilita o acesso ao conhecimento baseado em tecnologias, voltado à formação cidadã e para o mundo do trabalho, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SENAI). O objetivo das aulas é estimular o processo de aprendizagem, com foco em habilidades nas áreas do ensino da Matemática e das Ciências, por meio das tecnologias que conectam o mundo presente ao futuro dos estudantes do município. O programa acontecerá uma vez por semana e de forma permanente em 7 escolas municipais, atendendo cerca de 200 estudantes. Para 2024, a intenção da SME é chegar a mais 17 escolas do município, o que representa mais 700 estudantes.

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

Compartilhe esse artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here