Irresponsabilidade e falta de cuidados; Membros apodrecem sem geladeira em necrotério de hospital de Fortaleza

0
112

Denúncia foi feita pelo jornal O Povo, edição desta segunda-feira (21)

Um ato de pura irresponsabilidade e falta de cuidados, foi denunciado na edição desta segunda-feira (21), pelo Jornal O Povo. É que restos humanos como; Pedaços de pernas, braços e dedos apodreceram após serem deixados em necrotério do Hospital Distrital Maria José Barroso de Oliveira (Frotinha da Parangaba), em Fortaleza. De acordo com o periódico,, a denúncia, recebida  nesse domingo, 20, aponta que não há geladeira para preservação dos membros e que as partes dos corpos estão há entre cinco a oito dias no local. Em vídeo, é possível ver larvas de insetos (“tapurus”) sobre as caixas e no chão do espaço. 

O necrotério, conforme a denúncia, fica perto de um refeitório e o mau cheiro pôde ser percebido até na parada de ônibus que fica perto da saída. A situação causa mal estar para profissionais que precisam passar pela área.

Cheio de ‘tapuru’ onde colocam os corpos. Deixar criar ‘tapurus’ ali é um absurdo. Quando corta o membro de um corpo, deve ter uma geladeira, mas deixa na pedra, e do outro lado é o refeitório do hospital. Da parada de ônibus você sente o fedor que está lá dentro”, relata a fonte, que preferiu não se identificar.

A direção do hospital foi comunicada da situação, no entanto, nada teria sido feito, segundo a denúncia. Também não foi providenciada a compra de uma geladeira para preservar o material humano.

Ainda de acordo com a matéria, o O POVO demandou resposta à Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), por email, e o órgão respondeu que os membros são oriundos de procedimento cirúrgico de amputação. Segundo a pasta, os dedos, pernas e braços são acondicionados na unidade de saúde e ficam em caixas de madeira, embalados e identificados. Os membros permanecem no necrotério da unidade até o envio para cemitérios públicos para sepultamento.

Nesta segunda-feira, 21,  após a repercussão do caso, O POVO confirmou que o material que estava com as larvas foi retirado do local. 

Fonte: O Povo Online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here